A osteoporose é uma doença que ocorre pela perda progressiva da massa óssea, deixando os ossos fracos e frágeis. No Brasil, existem mais de 10 milhões de pessoas com a doença, sendo que as mulheres são a maioria. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço das mulheres com mais de 65 anos são portadoras de osteoporose. Neste artigo, explicamos o motivo e também como prevenir. Confira!

A relação entre os estrogênios e a resistência óssea

Conforme vamos envelhecendo, o corpo passa por diversas transformações. Com os ossos, não é diferente, pois eles começam a ficar porosos, aumentando os riscos de fratura. Isso acontece por conta dos hormônios, como o estrogênio e a testosterona, que são responsáveis por manter os ossos saudáveis, regulando a perda e o ganho da massa óssea.

Após os 50 anos, eles passam a ser produzidos em menor quantidade. No caso das mulheres, ainda ocorre a menopausa, momento em que os ovários deixam de fabricar estrogênio, acelerando e amplificando a perda de massa óssea. Com isso, as mulheres acabam ficando mais vulneráveis à doença.

Outros fatores de risco

Além da idade e dos hormônios, outros fatores de risco podem levar ao surgimento da osteoporose, como a deficiência de cálcio – seja por uma dieta inadequada ou uma síndrome que cause a má absorção do mineral (como a inflamação intestinal, por exemplo).

Também precisam ser considerados outros fatores como histórico familiar, baixo peso (menos de 54 quilos), medicamentos à base de corticoide, sedentarismo, tabagismo, baixa exposição à luz solar, ter feito cirurgia bariátrica e algumas enfermidades como diabetes, artrite reumatoide, aids e outras doenças.

Como identificar a osteoporose

A osteoporose é uma doença silenciosa e só costuma ser descoberta quando ocorre uma fratura.  Em casos graves da doença, as fraturas podem ocorrer até mesmo quando não há um trauma grave, como queda.

Alguns sinais que podem ser percebidos são: dor crônica, ossos ou membros deformados e diminuição da estatura. O diagnóstico é feito por meio de exames, como a densitometria óssea.

Os locais mais afetados costumam ser a coluna, o punho e o colo do fêmur. Neste último, podem ocorrer complicações como infecção, embolia e trombose, que podem levar à morte. Além disso, a fratura no fêmur pode comprometer ações básicas, como se vestir, caminhar e cuidar da casa.

Na fratura vertebral, pode ocorrer a cifose dorsal (encurvamento da coluna), que pode levar à dor crônica e à dificuldade para se sentar, andar, dormir, entre outras.

Como prevenir a doença

Quando ocorre a menopausa, os médicos costumam implementar medidas preventivas e terapêuticas. Entre as recomendações que podem prevenir a osteoporose, estão:

  • ingestão de cálcio para o fortalecimento dos ossos
  • evitar carne vermelha, café, refrigerante e sal
  • exposição ao sol para estimular a vitamina D (ajuda na absorção do cálcio)
  • não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool
  • praticar atividades físicas para fortalecer os músculos

Tratamento da osteoporose

Apesar de não ter cura, a osteoporose pode ser minimizada para promover mais qualidade de vida. Entre as alternativas, estão os exercícios, a alimentação balanceada e, em casos de alto risco, a necessidade de um tratamento medicamentoso via oral ou injetáveis para estimular a produção ou reduzir a perda de massa óssea.

O acompanhamento costuma ser multiprofissional, com nutricionista ou nutrólogo, além de ginecologista, endocrinologista, educador físico e um cardiologista ou clínico geral. Além disso, também são implementadas estratégias para deixar a casa mais segura e evitar quedas, como remover obstáculos (tapetes e móveis), aumentar a iluminação, incluir pisos antiderrapantes nas áreas molhadas, entre outras.

Neste mês da mulher, nós preparamos um vídeo para reforçar a importância de prevenir a osteoporose. Confira: