Com a chegada do Janeiro Branco, temas como a saúde mental são muito debatidos. Cada vez mais, as pessoas entendem a importância de manter a mente saudável e de administrar emoções e sentimentos, por isso, passamos a escutar também o termo saúde emocional. Mas o que eles significam? Quais são as diferenças entre eles? Como buscar um estado de felicidade e ser mais resiliente? Confira neste artigo!

O que é o Janeiro Branco?

Vamos começar pelo começo. Se você não é familiarizado com a campanha Janeiro Branco, saiba que ela é similar ao Outubro Rosa e o Novembro Azul, pois tem como objetivo trazer o diálogo sobre um tema relacionado à saúde. Desta vez, a saúde mental.

Janeiro foi o mês escolhido por ser o período em que as pessoas costumam refletir sobre suas vidas, relações sociais e emoções. A passagem de ano causa a sensação de se ter uma nova chance para mudar a própria história de vida.

Iniciado em 2014, o Janeiro Branco gera não somente conscientização, mas também inspiração, mudanças de paradigmas, ações e reflexões importantes sobre o tema. Outra data relacionada é o Setembro Amarelo, mas, nele, o foco é a conscientização e prevenção ao suicídio, enquanto o Janeiro Branco abrange a saúde mental como um todo.

Qual a diferença entre saúde emocional e saúde mental?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem uma definição sobre a saúde mental:

“Saúde mental refere-se a um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz dar uma contribuição para sua comunidade.”

A saúde mental envolve o funcionamento do cérebro, uma vez que seu funcionamento influencia em nossa maneira de agir, pensar e sentir. Ela também envolve os pensamentos de qualidade, funções cognitivas e o estado da química cerebral. Pensamentos negativos, ansiosos e inseguros, podem indicar que a saúde mental não vai bem.

Pessoas que são mentalmente saudáveis têm autoconhecimento e sabem de seus potenciais e vulnerabilidades e sabem administrar as demandas cotidianas (boas e ruins), além de saberem reconhecer quando precisam de ajuda e solicitá-la assim que necessário.

Embora sejam muito parecidas e estejam relacionadas, enquanto a saúde mental está relacionada a esses pensamentos, a saúde emocional se relaciona às emoções. Caso ocorra um fato inesperado, a pessoa que tem equilíbrio emocional sabe como conviver com isso, sem que afete demais sua vida cotidiana, pois sabe que eles não duram para sempre.

O desequilíbrio da saúde emocional é mais fácil de ser percebido, uma vez que expressamos os sentimentos como tristeza, angústia, entre outros. Por estar mais relacionada ao funcionamento da mente, problemas de saúde mental são mais difíceis de serem identificados.

Quais profissionais cuidam da saúde mental e emocional?

Os psiquiatras fazem diagnósticos das doenças psíquicas, prescrevem medicamentos, pois conhecem o funcionamento e a química do cérebro. Já os psicólogos, focam na saúde dos pensamentos de qualidade.

Existem ainda os neurologistas, que tratam doenças que afetam o sistema nervoso e os componentes da junção neuromuscular. Algumas das doenças que eles costumam tratar são: distúrbios do sono, AVC, doença de Alzheimer, Esclerose Múltipla, Déficit de atenção e hiperatividade, entre outras.

Como manter a saúde mental?

O nosso corpo é constituído de diferentes órgãos, mas eles estão ligados entre si. Manter a saúde mental, portanto, também ajuda a manter a saúde física. O inverso também ocorre, pois, ao cuidarmos da saúde física, influenciamos na saúde mental. Confira abaixo algumas dicas para cuidar da sua saúde mental:

  • mantenha uma alimentação saudável;
  • pratique atividades físicas;
  • tenha uma boa rotina de sono;
  • dedique tempo para a convivência com familiares e amigos;
  • reserve tempo para o lazer;
  • busque atividades que lhe deem prazer;
  • desenvolva o autoconhecimento;
  • ajude o próximo.

Procurar a ajuda de psicólogos e outros profissionais, quando necessário, é essencial para manter a sua saúde mental e emocional, uma vez que sozinhos nem sempre conseguimos entender e lidar com os problemas desta natureza. Confira agora nosso vídeo sobre o tema:

Conheça também algumas de nossas campanhas sobre saúde mental:

psicoterapia setembro amarelo

Abra a mente: a psicoterapia é uma ajuda necessária

Se dê o presente

Burnout

Nem toda luz ilumina

Você decide o que verá no espelho

Aguente o estresse