O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás do câncer de pele não-melanoma. A próstata é uma glândula que só o homem possui e está localizada abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra. Sua função e produzir o fluido seminal que nutre e transporta o esperma e ela tende a aumentar de tamanho com o avançar da idade.

Quer entender mais sobre esse tipo de câncer, quais são suas causas, sintomas, tipos, como funciona o diagnóstico e o tratamento? Então você chegou ao conteúdo certo. Continue a leitura!

O que é câncer de próstata?

Assim como ocorre com outros tipos de câncer, o câncer de próstata surge por conta do crescimento descontrolado de células, formando tumores – neste caso, surgindo na próstata.

Na maioria das vezes, o câncer de próstata cresce lentamente e não dá sinais, nem ameaça a saúde. Porém, em outros, ele pode se desenvolver e espalhar rapidamente, causando a morte.

Causas

Embora as causas do câncer de próstata ainda não sejam conhecidas, já se sabe quais são os fatores de risco e estão sendo analisados os motivos pelos quais esses fatores tornam as células cancerígenas.

Alguns genes são responsáveis por controlar o crescimento e divisão das células (oncogenes), enquanto outros retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento certo. Os pesquisadores começaram a analisar como determinadas mutações no DNA podem levar ao aumento de oncogenes ou à desativação dos genes que fariam com que esses tumores fossem suprimidos.

Essas mutações genéticas podem ser hereditárias, causando o câncer hereditário, ou adquiridas ao longo da vida por fatores como aumento das taxas de alguns hormônios, inflamação da próstata, exposição às radiações ou substâncias cancerígenas. Porém, ainda são necessárias mais pesquisas para determinar com exatidão.

Fatores de risco

Como dito no tópico anterior, alguns fatores de risco já são conhecidos, o que ajuda a tomar iniciativas, como a realização de exames mais frequentes para detecção do câncer de próstata em estágio inicial. Veja quais são:

  • Idade – O risco aumenta com o avançar da idade, por isso, é recomendado que os homens comecem a fazer os exames aos 50 anos. 60% dos casos acontecem em pessoas com mais de 65 anos.
  • Histórico familiar – Quando o pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.
  • Sobrepeso e obesidade – Há um maior risco em homens com peso corporal elevado.
  • Raça – Homens com ascendência africana e caribenha têm mais chances de desenvolver esse tipo de câncer – ainda não se sabe o motivo.
  • Síndrome de Lynch – homens com essa doença contam com fator de risco aumentado para alguns tipos de câncer, incluindo o de próstata.

Pessoas que contam com alguns fatores de risco devem começar a fazer os exames antes dos 50 anos (aos 40 ou 45 anos, de acordo com o fator), portanto, é importante consultar um urologista.

Sintomas de câncer de próstata

Como dito anteriormente, a maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente, o que pode levar à ausência de sintomas. Porém, tumores em estágio mais avançado podem causar sintomas como:

  • Dificuldade de urinar
  • Diminuição do jato de urina
  • Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga
  • Hematúria (sangue na urina)
  • Dor óssea (principalmente nas costas)
  • Dores na próstata

Veja também:

Sintomas do câncer de próstata: como identificar a doença precocemente?

Dores na próstata: sintomas de câncer?

Diagnóstico

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio dos seguintes exames:

  • Toque retal – são avaliadas características como tamanho, forma e textura da próstata.
  • Exame de PSA – mede a quantidade de uma proteína que é produzida pela próstata, o – Antígeno Prostático Específico (PSA). Quando os níveis dessa proteína estão altos, eles podem indicar doenças benignas ou câncer de próstata.
  • Ressonância Magnética Multiparamétrica (RMmp) – alguns médicos podem solicitar também este exame para rastrear tumores em pacientes com baixa probabilidade.

Caso sejam encontradas anormalidades, é realizada uma biópsia para verificar se há um tumor e se ele é maligno. Quando é identificado um tumor maligno, são realizados ainda outros exames para determinar fatores como tamanho e presença de metástase.

Estágios

Existem diferentes estágios do câncer de próstata e eles são classificados de acordo com a fase e possibilidade de metástase. Veja:

  • T0: não há evidência de tumor;
  • T1: há um tumor, mas ainda não foi detectado por exames;
  • T2: tumor em estágio primário, presente apenas na próstata;
  • T3: estágio que o tumor afeta a próstata e pode afetar a cápsula prostática e vesículas seminais;
  • T4: tumor invade outras áreas, como reto, esfíncter e músculos;
  • N0: nódulos linfáticos próximos da próstata sem metástases;
  • N1: nódulos linfáticos próximos da próstata com metástases;
  • M0: inexistência de metástases à distância;
  • M1: presença de metástases afastadas da próstata.

Tipos de câncer de próstata

Embora a maioria dos tumores malignos de próstata sejam do mesmo tipo, existem sim outros mais raros.

O tipo mais comum é o adenocarcinoma, responsável por 95% dos casos, ele pode ser de grau baixo, intermediário ou alto. O grau baixo é caracterizado por ter células diferenciadas, com certa semelhança com células prostáticas normais. Já os de grau alto são compostos por células muito diferentes das que estão presentes no tecido da próstata e têm alto índice de proliferação.

Já os tipos mais raros representam os outros 5% dos casos e incluem os sarcomas, linfomas e carcinomas de pequenas células, mas, geralmente, quando falamos sobre o câncer de próstata, nos referimos ao adenocarcinoma.

Tratamentos para câncer de próstata

Os tratamentos para o câncer de próstata dependem de fatores como idade, saúde do paciente, expectativas sobre os efeitos colaterais, tamanho da próstata, entre outros. Ela é realizada de forma individual, discutida entre médico e paciente. Abaixo você confere algumas das possibilidades.

Cirurgia (prostatectomia radical)

Consiste em remover a próstata, vesículas seminais e linfonodos regionais. Costuma ser indicada para tumores localizados dentro da glândula da próstata. Pode ser realizada por via aberta, laparoscópica ou por meio da cirurgia robótica.

Radioterapia

A radioterapia utiliza os raios-x para combater as células cancerígenas. Ela pode ser realizada de forma externa e interna e, com a evolução das técnicas, hoje é possível dirigir os raios para atingir somente a próstata, poupando, ao máximo, o reto e a bexiga.

Observação vigilante

Consiste no acompanhamento do avanço do câncer por meio das consultas regulares aos médicos, que iniciará a intervenção no momento certo (se houver necessidade). É indicada em casos de tumores de evolução lenta, com o objetivo de evitar os efeitos colaterais do tratamento, mas serve apenas para casos específicos.

Quimioterapia

Quando o câncer de próstata está em metástase e não responde a outros tratamentos, a quimioterapia pode ser indicada. Ela consiste na combinação de medicamentos administrados por via endovenosa com o objetivo de reduzir a massa tumoral e controlar a doença, atenuando sintomas e melhorando a sobrevida e a qualidade de vida.

Terapia hormonal

Também conhecida como hormonioterapia, esse tratamento é indicado para casos com envolvimento ósseo ou de outros órgãos. Ela consiste na privação do organismo de testosterona, por meio da orquiectomia (remoção cirúrgica dos testículos) ou pelo uso de medicamentos que impedem a produção desse hormônio. Entre os efeitos colaterais desse tratamento estão a perda da ereção e da libido, bem como redução de massa muscular e sensação de ondas de calor.

É importante ressaltar que o sucesso do tratamento está ligado ao diagnóstico precoce e, por isso, é importante consultar o médico regularmente e realizar os exames que forem solicitados.

Esses são apenas alguns exemplos de tratamentos para o câncer de próstata. Como dito, o médico é o mais indicado para abordar os mais recomendados para cada caso.

Perguntas frequentes sobre câncer de próstata

Além dos temas abordados neste conteúdo, muitas pessoas contam com dúvidas sobre algumas questões relacionadas ao câncer de próstata. Nós reunimos as principais e trouxemos aqui para responder de uma vez por todas.

Quem faz cirurgia de câncer de próstata fica impotente?

Existem diferentes tipos de cirurgia. Quando se trata da prostatectomia radical, apesar de existir uma chance de que ocorra, geralmente está associada a casos mais graves, que demandam uma cirurgia mais agressiva. Além disso, existem maneiras de corrigir o problema (caso ele ocorra).

O que acontecerá é a impossibilidade de ejacular, gerando também a esterilidade. No entanto, o prazer ocorrerá normalmente, pode-se congelar os óvulos se houver desejo de concepção futura e a cirurgia não significará o fim da vida sexual do paciente.

Câncer de próstata pega na parceira?

Essa é outra questão recorrente. A resposta é: não. O câncer de próstata não é uma doença infecciosa, nem contagiosa, e, por isso, não é transmitida para outras pessoas.

Como saber se o câncer de próstata está avançado?

Alguns sinais que podem indicar o câncer de próstata em estágio avançado são: sangramento e dor ao urinar, dor ao ejacular, dor na lombar e na bacia, dificuldade de iniciar ou interromper a micção e sangue no esperma. Porém, esses sintomas também podem ocorrer em outras doenças, por isso, se estiver com um ou mais sinais, é importante consultar um médico.

É só 1 de 365 dias

Por mais que o dia a dia seja corrido e que fazer exames não seja a sua tarefa favorita, eles podem salvar a sua vida. Se você tem indicação para realizar o exame de toque e o PSA uma vez ao ano, não deixe de ir. Confira nossa campanha que aborda este tema.

Outras campanhas do Novembro Azul

Que homão da p…ostura exemplar

Cuidado, bicho!

Tá parado no tempo?

Você já não está grandinho para ter medo de médico?

E você, que exemplo vai ser?

A luta do século