O coração é um órgão vital, e saber como evitar doenças cardiovasculares é uma forma de assegurar a saúde de todo o corpo. As doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC, estão entre as principais causas de morte no mundo, mas o que muitos não sabem é que, com alguns hábitos saudáveis, é possível prevenir grande parte desses problemas.
Quer saber como proteger seu coração? Confira agora algumas dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença no dia a dia!
Diminua o sal na sua alimentação
Você sabia que o consumo exagerado de sal pode aumentar a pressão arterial? Isso coloca o coração em risco! Para evitar problemas, tente reduzir o uso de sal no preparo das refeições e aposte em temperos naturais, como ervas e especiarias.
Além disso, fique de olho nos alimentos ultraprocessados, que geralmente contêm muito sódio.
Consuma frutas e vegetais
Incluir mais frutas e verduras no prato faz uma diferença enorme para a saúde do coração. Eles são ricos em fibras, vitaminas e minerais que ajudam a controlar o colesterol e a pressão arterial. Sem contar que os antioxidantes presentes nesses alimentos combatem a inflamação e o acúmulo de placa nas artérias.
Pratique atividades físicas regularmente
A prática regular de exercícios físicos, como caminhadas, corridas, natação ou ciclismo, é um dos melhores hábitos para fortalecer seu coração. Essas atividades melhoram a circulação, ajudam a manter o peso, reduzem a pressão arterial e aumentam o “bom” colesterol (HDL). Então, que tal escolher uma atividade que você gosta e começar?
Evite o uso de álcool e cigarro
O cigarro é um dos maiores inimigos do coração, e o excesso de álcool também não fica atrás. Ambos podem aumentar significativamente o risco de doenças cardiovasculares.
Se for necessário, busque apoio de profissionais de saúde para ajudar no processo de parar de fumar e no consumo moderado de álcool.
Cuidado com o estresse
Quem nunca se sentiu estressado? Mas o que muita gente não sabe é que o estresse constante pode prejudicar o coração. Quando estamos estressados, o corpo libera hormônios que podem aumentar a pressão arterial e a inflamação. Por isso, é fundamental encontrar maneiras de relaxar, seja com meditação, atividades físicas ou até mesmo um bom papo com amigos. Sempre que necessário, busque também ajuda para cuidar da sua saúde mental e emocional.
Faça exames preventivos
Os exames preventivos são uma ótima maneira de monitorar a saúde do coração. Medir a pressão arterial, colesterol e glicemia são exames simples que podem evitar complicações no futuro.
A partir dos 40 anos — ou antes, se houver histórico familiar de doenças cardíacas — também é muito importante começar a fazer exames cardiológicos preventivos.
Atenção redobrada para quem já tem doenças crônicas
Se você tem diabetes, hipertensão ou colesterol alto, é ainda mais importante manter esses problemas sob controle para prevenir doenças cardiovasculares. Seguir o tratamento médico e adotar um estilo de vida saudável pode prevenir complicações graves como ataques cardíacos e AVC.
Cuidar do coração é um compromisso com a vida. Que tal começar hoje? Saiba mais em nossa campanha “A batida não pode parar”: